Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Filme " Talk Radio"

Olá,
O post de hoje é sobre um filme bastante barulhento, que incomoda os ouvidos, em vários sentidos. Primeiro porque é uma crítica à sociedade americana da década de 1980, tocando em pontos delicados e segundo porque a voz estridente e cheia de pompa do personagem principal não se cala durante o filme. Assisti esse filme na aula de radiojornalismo, com o professor Soares Júnior, que apresenta o programa "Domingueira na Globo", na Rádio Globo. Apesar de ser um filme cansativo vale a pena ver!


O filme é uma produção dos Estados Unidos, lançado em 1988 e foi baseado na peça de Eric Bogosian e Tad Savinar. Berry Champlain é o protagonista e apresentador do programa "Conversa da Noite" na rádio americana KGAB, na década de 80. O programa tinha uma alta audiência e abordava assuntos polêmicos. Champlain não tinha "papas na língua" na hora de conversar com os seus ouvintes. O nome do filme em português revela o aspecto crítico da sua proposta, verdades que matam. O papel de Barry era dizer a verdade sobre os temas que eram propostos nos telefonemas dos ouvintes, sem hipocrisia, dizendo o que realmente pensava. Sua personalidade e opinião forte foi um fator decisivo para que ele tomasse o lugar do antigo apresentador do programa. Antes de trabalhar na rádio, ele era vendedor. O rádio é o registro oral, que não tem como voltar atrás. Uma palavra falada errada ou fora de propósito pode causar um impacto tremendo.
Champlaim era rude com seus ouvintes, mal deixava que as pessoas contassem os seus problemas sem começar a interferir e fazendo seus comentários irônicos. Se programa era quase um monólogo que sofria pequenas interferências e era cheio de palavrões e ânimos exaltodos. Ouvintes com problemas sérios ligavam para o seu programa e ele ao invés de oferecer ajuda, feria ainda mais as pessoas com suas palavras ácidas. " Paus e pedras ferem, mas as palavras podem causar danos irreversíveis". Paus e pedras ferem, fisicamente, e causam uma dor que pode ser cicatrizada. Já as palavras podem causar feridas mais profundas de uma maneira que não dá para apagar.
Champlaim sofreu as consequências de sua personalidade forte e sem medidas e alimentou o ódio e a raiva de seus ouvintes. Apesar de seu programa ter uma grande audiência, ele passou a ser odiado pelo seu público e foi alvo de ataques durante os programas.
Talk Radio retrara uma época crítica da sociedade americana, na qual o egocentrismo imperava (não muito diferente dos dias de hoje ...). As pessoas não se falavam mais e quase não existia um sentimento forte de coletividade. Podemos observar isso em Barry. Ele se importava mais com o sucesso na sua carreira do que com as pessoas que estavam ao seu redor. Ele estava preocupado em satisfazer seus próprios desejos e tratava as pessoas muito mal. 
O filme faz duras críticas à sociedade americana, levantando assuntos polêmicos como a questão das drogas e o homossexualismo. O contexto é na época do segundo mandato do presidente Ronald Reagan com sua política econômica liberal e o combate às drogas.  

Veja o trailer do filme: 



OBS.: O filme pode causar dor de cabeça para os mais sensíveis :p 


Michele Freitas, eu e Beatriz Calado no estúdio de rádio da PUC- Rio.



Beijos,

6 comentários:

  1. mais uma excelente resenha!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Ju.
    PS: ótima foto, rs!
    Ass: Beatriz Calado

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha Ju!!
    Obrigada por avisar sobre a dor de cabeça. ;)
    bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs de nada Isabela :)
      Obrigada e continue lendo ;)
      beijos

      Excluir