O post de hoje vai falar de assunto polêmico aproveitando que amanhã é o feriado da Proclamação da República. A propaganda eleitoral gratuita no Brasil. Leia o post e no final comente colocando a sua opinião sobre esse tema. O horário político ou direito de antena é uma garantia de lei que reserva dentro das programações de televisão e rádio um espaço para a propaganda eleitoral dos candidatos. Em abril de 2013, o Plenário aprovou a mudança da distribuição do tempo de propaganda eleitoral, diminuindo o tempo que deve ser repartido igualitariamente entre os partidos. Mas as questões não param por aí.
A propaganda eleitoral transmitida pelo rádio e pela televisão já acumula anos de história e carrega questionamentos sobre sua eficácia para qualificar o voto. Tudo começou em 15 de julho de 1965, quando o horário eleitoral foi instituído pela lei nº 4.737. No período eleitoral, a propaganda dos candidatos é exibida nas emissoras de TV aberta e de rádio por todo o Brasil, em vários horários durante o dia.
Com um elenco repleto de personagens emblemáticos que desvinculam, muitas vezes, seu propósito de utilidade pública para a divulgação das propostas dos candidatos. No entanto, segundo Paulo José Cunha, professor de Comunicação da Universidade de Brasília, os investimentos para os programas eleitorais em 2014 vão ser muito altos para que os vídeos representem uma forma de convencer o eleitor. Algumas produção são dignas de cinema, como foi o caso da propaganda do Eduardo Paes para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2012. De acordo com uma estimativa feita pelo site R7, o gasto com a campanha política na televisão vai chegar a R$ 3 milhões para um candidato que vai disputar um cargo como governador, um valor que daria para produzir um longa-metragem de baixo orçamento.
Segundo o professor da FAC/UnB (Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília) Paulo José Cunha, os investimentos estão cada vez mais altos porque é por meio do vídeo que o político entra na casa do eleitor para se apresentar como candidato. Essa é uma forma de convencer o eleitor pelos meios de comunicação de massa. Os candidatos mostram aquilo que o eleitor quer ver e prometem mesmo sabendo que não vão cumprir.
A propaganda eleitoral na TV é ridicularizada e considerada um dos melhores programas humorísticos da televisão brasileira, segundo os poucos eleitores que ainda reservam cinquenta minutos do seu dia para ouvirem seus candidatos. Já não é mais um parâmetro no qual os eleitores podem se amparar para a escolha de seus candidatos.
Com um elenco repleto de personagens emblemáticos que desvinculam, muitas vezes, seu propósito de utilidade pública para a divulgação das propostas dos candidatos. No entanto, segundo Paulo José Cunha, professor de Comunicação da Universidade de Brasília, os investimentos para os programas eleitorais em 2014 vão ser muito altos para que os vídeos representem uma forma de convencer o eleitor. Algumas produção são dignas de cinema, como foi o caso da propaganda do Eduardo Paes para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2012. De acordo com uma estimativa feita pelo site R7, o gasto com a campanha política na televisão vai chegar a R$ 3 milhões para um candidato que vai disputar um cargo como governador, um valor que daria para produzir um longa-metragem de baixo orçamento.
Segundo o professor da FAC/UnB (Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília) Paulo José Cunha, os investimentos estão cada vez mais altos porque é por meio do vídeo que o político entra na casa do eleitor para se apresentar como candidato. Essa é uma forma de convencer o eleitor pelos meios de comunicação de massa. Os candidatos mostram aquilo que o eleitor quer ver e prometem mesmo sabendo que não vão cumprir.
A propaganda eleitoral na TV é ridicularizada e considerada um dos melhores programas humorísticos da televisão brasileira, segundo os poucos eleitores que ainda reservam cinquenta minutos do seu dia para ouvirem seus candidatos. Já não é mais um parâmetro no qual os eleitores podem se amparar para a escolha de seus candidatos.
Já a sua gratuidade é apenas questão de nomenclatura. Apesar do nome, ela é paga pelos eleitores pelo espaço que seria ocupado pelos anúncios publicitários. De acordo com o Decreto 7.791 de 17/08/2012, as emissoras poderão efetuar a compensação fiscal com o abatimento no imposto de renda. Segundo a Agência do Congresso, o horário eleitoral garante uma soma estimada em R$ 606 milhões para as emissoras.
A internet tem ganhado força nas campanhas eleitorais, ainda mais depois da proibição dos showmícios. Entretanto a televisão ainda é considerada a melhor plataforma para convencer o público. De acordo com Paulo José Cunha, os políticos vão deixar as partes mais tensas da propaganda, como números, para o eleitor que quiser saber mais e vai usar a televisão para emocionar.Em uma para entrevista para o R7 ele ressaltou:
A internet tem ganhado força nas campanhas eleitorais, ainda mais depois da proibição dos showmícios. Entretanto a televisão ainda é considerada a melhor plataforma para convencer o público. De acordo com Paulo José Cunha, os políticos vão deixar as partes mais tensas da propaganda, como números, para o eleitor que quiser saber mais e vai usar a televisão para emocionar.Em uma para entrevista para o R7 ele ressaltou:
— Ainda é muito forte o impacto da televisão e a tendência é ficar cada vez mais sofisticado [o programa]. Mas, as campanhas estão migrando para internet e o que era produzido exclusivamente para os programas de TV pode ser colocado na internet. Por isso, a tendência é o programa de TV ficar cada vez mais emocional e os dados mais densos vão para outras mídias.
Diante desse cenário no qual os valores que regem a propaganda política não são mais válidos, cabe uma mudança nesse status quo do horário eleitoral brasileiro. O que deve prevalecer é o direito do eleitor de ter acesso às propostas de seus candidatos sem ser o prejudicado no final? Se ela não acrescenta nada ao voto por que ainda ocupa um espaço tão grande?
- Veja alguns vídeos da propaganda eleitoral na televisão:
Beijos,
Olá,
ResponderExcluirAchei muito interessante o post. Realmente a propaganda eleitoral gratuita é uma das muitas questões que precisam ser revistas na política brasileira. Acho que as propagandas que não são sérias deveriam ser retiradas do ar.
Eu acho que deveria existir uma maior conscientização das pessoas, tanto dos candidatos quanto dos eleitores, só assim as mudanças são possíveis.
ExcluirObrigada !
Esse horário deveria ser para as pessoas conhecerem seus candidatos e escolherem aqueles que mais se identificam, só que infelizmente, nesse pais tudo termina em piada e na maioria das vezes esses candidatos caricaturados, ganham sem conteúdo nenhum que possa ajudar no crescimento do nosso país.
ResponderExcluirAdorei o blog!
Exatamente, depois não ainda reclamar que as coisas não estão indo bem, que não temos saúde, educação, transporte ... se não sabemos votar com responsabilidade.
ExcluirObrigada!