Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Acontece pela PUC ... uma pausa para a fé

Olá,

O post de hoje é sobre o GOU, Grupo de Oração Universitário, da PUC-Rio. Os estudantes se reúnem em um espaço no campus da PUC-Rio, um lugar de fé em meio ao campus da Universidade. A Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu esse ano no Rio de Janeiro, deu um grande impulso para o grupo. Lá é um espaço para todos se encontrarem, um lugar de identidade, de fazer amizades e, principalmente, de praticar a fé. Em uma entrevista, Natassha Cotts, integrante do GOU, contou um pouco sobre o GOU. 
1) Como começou o GOU?

NatasshaA ideia de “montar”o grupo surgiu após a vivência do EBRUC (Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos) em Curitiba no ano passado. Eu e alguns amigos da PUC tivemos a oportunidade de participar desse encontro. Voltamos cheios de idéias e sentimos que precisávamos ter uma vivência cristã dentro da universidade. Iniciamos as atividades no semestre passado motivamos pela JMJ.

2)Vocês participaram da Jornada Mundial da Juventude?

Natassha - Sim, Os membros do grupo do grupo atuaram em suas paróquias e comunidades em atividades diversas.

3) Dentro da universidade, existem muitos tipos de pessoas. No GOU é possível a participação de pessoas de outras religiões.

Natassha - Claro! Mesmo conduzindo o grupo dentro do catolicismo, pessoas de todas as denominações cristãs ou não são bem-vindos. O GOU é um grupo de partilha, de vivência; todo tem voz e espaço para darem o seu testemunho. Dialogamos sobre assuntos diversos e todos são bem-vindos a partilharem conosco.  A universidade é um local de troca; vivenciamos a fé e a razão todo o tempo.

4) Qual é a importância do GOU no espaço da Universidade?

Natassha - A proposta do GOU é de ser um espaço de vivência, experiência e partilha cristã dentro da universidade. Ele existe em universidades de todo o país.  O objetivo dos encontros é ser momento de partilha e reflexão que o Evangelho nos traz pra nossa vida. E ainda como podemos vivenciar Jesus dentro e fora da universidade. O diferencial do GOU é que são jovens falando para jovens; com a mesma linguagem, questionamentos e dúvidas.

5) Como vocês organizaram as reuniões?

Natassha -As reuniões ocorrem todas as quartas em dois horários; às 11h e às 16h, com duração em torno de 1h. Sempre começamos com uma oração inicial e um canto de louvor. Após isso, começamos  a “discutir” sobre o tema do encontro (ele muda a cada semana). Nós, membros, conduzimos os encontros e, dependendo da escolha do tema convidamos ou não alguém de fora  para falar. Para terminar encerramos com uma oração final.

6) Qualquer um pode participar?

Natassha - Claro! O GOU é aberto à todos.
  
7) O que o GOU significa para você?

Natassha - O GOU é mais do que um grupo de oração que se reúne semanalmente. Nós construímos laços  que são importantíssimos para nossa formação não só religiosa, mas também  intelectual, afetiva e humana. Eu posso dizer que hoje o GOU  está intrinsecamente ligado a formação de cada um dos mesmos.

9) Você acha que a escolha do novo Papa renovou a Igreja Católica e a fé?

Natassha - A Igreja por sua própria natureza se renova a todo o instante. Para nós cristãos, cremos que é o próprio Deus através da força do Espírito Santo que renova a fé. A escolha do Papa Francisco é apenas mais uma prova de uma vontade de procede de Deus. O GOU está muito feliz com as mensagens e ensinamentos que o nosso Santo Padre nos traz. O Papa nos transmite novamente, como um sucessor de Pedro, o  evangelho para os novos tempos.  

Então, se por um lado é Jesus quem nos acolhe, por outro também nós devemos acolhê-lo, ficar à escuta da sua palavra, pois é justamente acolhendo a Jesus Cristo, Palavra encarnada, que o Espírito Santo nos transforma, ilumina o caminho do futuro e faz crescer em nós as asas da esperança para caminharmos com alegria. (cf. Carta enc. Lumen fidei,7)
Papa Francisco no discurso para os jovens na Jornada Mundial da Juventude.


Integrantes do GOU 
Beijos, 

                                    

4 comentários:

  1. Andréa Capri04 outubro, 2013

    Olá Ju,
    Parabéns pelo blog, está muito legal !! Beijo .

    Atenciosamente,
    Andréa Carpi | andrea_carpi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post ju, não sabia da existência desse grupo, vou procurar saber onde eles se reúnem! beijos
    Cecilia Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecília !! Eles se reúnem no bosque nas quartas, às 11 horas, quando não está chovendo. Nos dias de chuva os encontros são em uma sala na Pastoral, que fica perto da Igreja da PUC!

      Excluir