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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jornalismo Investigativo por Frederico Vasconcelos

Olá,
O post de hoje é um da série sobre jornalismo investigativo, que eu comecei a escrever por causa da Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Para rever os posts da série clique aqui e aqui. Hoje o tema é sobre um outro tipo de investigação jornalística: O mundo dos negócios, baseado no livro de Frederico Vasconcelos, Anatomia da Reportagem.


Frederico Vasconcelos mostra a investigação de um outro ângulo : a investigação em outro setor, O mundo dos negócios. Em Anatomia da Reportagem, o autor mostra como investigar empresas, governos e tribunais e como essa atividade é importante para a sociedade.
A questão principal de seu livro é como investigar empresas, negócios? 
Não é um tipo de investigação comum no jornalismo. No geral, os jornalistas não dominam a linguagem econômica. Podem ser enganados pela fonte, já que não entende do assunto. Quando o repórter entende o assunto, as portas se abre segundo Frederico.
A empresa jornalística também é uma empresa de negócios. Nesse sentido ela entende que uma matéria negativa pode prejudicar os anunciantes que investem anunciantes do jornal. Só quando existe um grande escândalo oficial a matéria é publicada.
O Diário Oficial é outro caminho que aponta para a investigação. Os poderes públicos são obrigados a ter um jornal onde publicam tudo que fazem ou que vão fazer, por lei. No entanto, existe outro entrave: saber os jargões das coisas que estão escritas ali. Dependendo do que estiver escrito pode gerar uma grande matéria. Um exemplo disso foi o Decreto do Sérgio Cabral proibindo máscaras nas manifestações. O repórter deve saber ler o diário oficial, entender o que está escrito para descobrir nas palavras que os leigos não entendem, descobrir um furo ou uma grande matéria.
O repórter deve estreitar o contato com advogados, pessoas da área econômica que podem dar uma ajuda no assunto, essa é uma técnica que o autor apresenta para entender o jargão do mundo de negócios e falar com mais desenvoltura, sem medo de ser enganado.
Uma característica do setor, mostrada por Frederico, é que as empresas são ágeis em neutralizar uma informação negativa, têm assessores de imprensa, relações públicas que cuidam da reputação e da imagem corporativa da empresa. O ambiente corporativo é forte e trabalha para neutralizar as informações negativas.
O texto do Vasconcelos é importante porque não existem estudos sobre a apuração jornalística no ambiente dos negócios, é o primeiro estudo. No Brasil existem mais estudos sobre tendências do que sobre técnicas de reportagem. Existe uma discussão teórica que ainda dá os seus primeiros passos.

Beijos,

2 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha pensado desse jeito. Tem muitas noticias que são mentira, que não falam realmente a verdade? Mas é algo que me interessa. Você escreve muito bem. É já uma otima jornalista, Parabéns!!!

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