Olá,
O post de hoje é um da série sobre jornalismo investigativo, que eu comecei a escrever por causa da Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Para rever os posts da série clique aqui e aqui. Hoje o tema é sobre um outro tipo de investigação jornalística: O mundo dos negócios, baseado no livro de Frederico Vasconcelos, Anatomia da Reportagem.
Frederico Vasconcelos mostra a investigação de um outro ângulo : a investigação em outro setor, O mundo dos negócios. Em Anatomia da Reportagem, o autor mostra como investigar empresas, governos e tribunais e como essa atividade é importante para a sociedade.
A questão principal de seu livro é como investigar empresas, negócios?
O post de hoje é um da série sobre jornalismo investigativo, que eu comecei a escrever por causa da Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Para rever os posts da série clique aqui e aqui. Hoje o tema é sobre um outro tipo de investigação jornalística: O mundo dos negócios, baseado no livro de Frederico Vasconcelos, Anatomia da Reportagem.
Frederico Vasconcelos mostra a investigação de um outro ângulo : a investigação em outro setor, O mundo dos negócios. Em Anatomia da Reportagem, o autor mostra como investigar empresas, governos e tribunais e como essa atividade é importante para a sociedade.
A questão principal de seu livro é como investigar empresas, negócios?
Não é um tipo de investigação comum no jornalismo. No geral, os jornalistas não dominam a linguagem econômica. Podem ser enganados pela fonte, já que não entende do assunto. Quando o repórter entende o assunto, as portas se abre segundo Frederico.
A empresa jornalística também é uma empresa de negócios. Nesse sentido ela entende que uma matéria negativa pode prejudicar os anunciantes que investem anunciantes do jornal. Só quando existe um grande escândalo oficial a matéria é publicada.
O Diário Oficial é outro caminho que aponta para a investigação. Os poderes públicos são obrigados a ter um jornal onde publicam tudo que fazem ou que vão fazer, por lei. No entanto, existe outro entrave: saber os jargões das coisas que estão escritas ali. Dependendo do que estiver escrito pode gerar uma grande matéria. Um exemplo disso foi o Decreto do Sérgio Cabral proibindo máscaras nas manifestações. O repórter deve saber ler o diário oficial, entender o que está escrito para descobrir nas palavras que os leigos não entendem, descobrir um furo ou uma grande matéria.
O repórter deve estreitar o contato com advogados, pessoas da área econômica que podem dar uma ajuda no assunto, essa é uma técnica que o autor apresenta para entender o jargão do mundo de negócios e falar com mais desenvoltura, sem medo de ser enganado.
Uma característica do setor, mostrada por Frederico, é que as empresas são ágeis em neutralizar uma informação negativa, têm assessores de imprensa, relações públicas que cuidam da reputação e da imagem corporativa da empresa. O ambiente corporativo é forte e trabalha para neutralizar as informações negativas.
O texto do Vasconcelos é importante porque não existem estudos sobre a apuração jornalística no ambiente dos negócios, é o primeiro estudo. No Brasil existem mais estudos sobre tendências do que sobre técnicas de reportagem. Existe uma discussão teórica que ainda dá os seus primeiros passos.
Beijos,
Beijos,
Nossa, nunca tinha pensado desse jeito. Tem muitas noticias que são mentira, que não falam realmente a verdade? Mas é algo que me interessa. Você escreve muito bem. É já uma otima jornalista, Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!
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