Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fotojornalismo


Esse foi o primeiro trabalho que eu fiz de fotojornalismo ... Não ficou perfeito mas foi o meu primeiro contato com uma câmera, de verdade rsrs. O objetivo do trabalho era contar uma história sem escrever nenhuma palavra só através da foto. Foi um desafio grande pensar em uma pauta que pudesse ser realizada em um final de semana, já que esse é o tempo que eu tinha com a câmera emprestada pela PUC. A história tinha que ter começo, meio e fim.

Moro em Niterói e perto da minha casa existe um lugar lindo, o Parque da Cidade em São Francisco. Ele tem  altitude de 270 metros e de lá é possível ter uma visão privilegiada da Baía de Guanabara e de alguns bairros de Niterói. É frequentado, principalmente, por pessoas que praticam esportes radicais (que eu NUNCA teria coragem de fazer mas acho incrível), como o voo livre. E foi lá que eu encontrei a minha história.
Peguei a câmera na faculdade e iniciei a minha primeira "aventura" como fotojornalista. Foi bem mais difícil do que eu pensei. Meus braços doíam, as mãos ficaram trêmulas e eu não podia perder nenhum lance. Eu ainda não estava me entendendo bem com todos os comandos e controles da Nikon D90. Perdi boas fotos com a minha lerdeza para dar o clique mas no final acabei me acostumando. 
ISO, diafragma e velocidade, enquadramento ... tudo tinha que ter as suas devidas proporções. Eu precisava de umas 30 fotos para montar minha história. Tinha que colocar em um vídeo, que tivesse uma música combinando com a história.
Comecei indo no lugar onde as pessoas que querem praticar o esporte vão para treinar antes de dar o primeiro salto. Lá também acontecem os pousos. Fiquei um pouco tímida na hora de fotografar as pessoas, todos olhavam para o que eu estava fazendo mas eles gostaram da ideia e me deixaram fotografar (que alívio).
Depois de muitas quedas e tentativas no sol quente para aprender todas as práticas do salto, eles subiram até no Parque da Cidade. Vários saltos aconteceram naquele dia e o que me surpreendeu foi um menino corajoso que perdeu o medo e saltou com um instrutor. Acompanhei todos os preparativos, a montagem dos equipamentos, a briga com o vento que não estava ideal até o momento mais importante: quando eles saem correndo e dão o salto. 
Chegando em casa fui ver as minhas fotos, tirei mais de 100 e a edição também não foi nada fácil. Muitas fotos tremidas, brancas ou escuras demais ... Entretanto, consegui montar minha história com as que ficaram boas :) 
A música é da Banda U2, Beutiful Day e combinou perfeitamente com meu trabalho.

No meu próximo post vou dar algumas dicas de como controlar os elementos da fotografia e os efeitos que podem ser feitos com a câmera usando o modo manual.

Vejam como ficou :


Para quem quiser visitar o Parque da Cidade em Niterói : Fica na Estrada da Viração, em São Francisco. Telefone: 2610-3157. Nesse site vocês podem encontrar mais informações: http://www.niteroiturismo.com.br/port/aondeir_parq_cidade.htm 

Beijos, 






4 comentários:

  1. Muito booooom!!! Achei o máximo! A ideia de construir uma história utilizando apenas fotografias é muito interessante. Você fez duas coisas importantes nesse trabalho: demonstrou boa técnica ao tirar as fotos e conseguiu prender a atenção do público (imagino isso, pois eu mesmo me interessei muito ao assistir o vídeo), o que muitas vezes é o mais difícil. Parabéns! Da próxima vez tem que realizar um trabalho como esse num bom pico de surf, costumam sair boas fotos, fica a dica! Beijos. Raphael (PRIMO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada primo querido do meu coração. Na próxima vez que eu for a Vitória vou tirar as fotos! Beijos

      Excluir
  2. Meu Deus!!! Esse meu blog ainda existe!!! uahuahuahuahuha

    Ignore-o!

    ResponderExcluir